2.7.04

A Final!

Domingo,pelas 19h e 45m, no Estádio da Luz:

Portugal - Grécia


Vamos fazer a vingança!

FORÇA PORTUGAL!

Pif-Paf de Millôr I

"Anuncio:

Extremista procura reaccionário para casar. Objectivo: filho conservador.
"

Millôr Fernandes



Nasceu no Rio de Janeiro. Dramaturgo, poeta, tradutor, humorista, Millôr foi quase tudo. Compõe um Livro Vermelho com pensamentos de todas as cores. Em mais de seis décadas de actividade diária na imprensa escrita em Portugal e no Brasil, colaborou para a Cigarra, O Cruzeiro, Tribuna de Imprensa, Correio da Manhã, Pif-Paf, Pasquim, Veja, Isto É, Jornal do Brasil, O Dia, e para o extinto Diário Popular. Cláudio Melo e Sousa disse um dia: “Millôr Fernandes tem a pretensão de ser o inventor da liberdade de Imprensa.

Em Portugal conheceu Gago Coutinho, António Botto, Humberto Delgado, Raul Solnado, e outros. Oliveira Salazar leu o Pif-Paf , página semanal do Diário Popular durante mais de uma década, e ria. Acabou por confessar a um assessor: “Este gajo tem piada. Pena é que escreva tão mal o português.” A Salazar incomodava a irreverência de Millôr, e não o uso da língua de Camões, de que ele é um profundo conhecedor.

Millôr ombreia com a fina-flor do pensamento ocidental, raciocinando à altura de Platão, Swift, Balzac ou Marx. A única diferença entre os demais pensadores e Millôr é que este se compraz em corromper todo o conhecimento não de todo comprovado. Ou, como ele próprio diz: “um escritor sem estilo”, na verdade mais um chiste da sua lavra.

Ainda hoje escreve, às vésperas de fazer 80 anos!

- Adaptado de “O Mago do Riso Absoluto”, de José Alberto Braga.


A partir de hoje iniciamos uma nova rubrica, o “Pif-Paf de Millôr”, com alguns dos seus provérbios, perguntas, definições, “pílulas”, paradoxos e poemas. Espero que apreciem.

1.7.04

COMO UMA FORÇA QUE NINGUÉM PODE PARAR! (Portugal 2 - Holanda 1)


Portugal 1 - Holanda 0


Portugal 2 - Holanda 0


Ronaldo e Maniche, os autores dos golos lusos.


A festa no final da partida. Resultado: Portugal 2 - Holanda 1


Figo, o homem do jogo.


"Aí galera! Tamos na fináu!"

30.6.04

FORÇA PORTUGAL!!!!


Até os bebemos, carago!!!

Hoje, às 19h e 45m, vai se dar (assim espero) mais um passo na caminhada para o Título Europeu. Na quinta-feira passada quase morri de ansiedade. Vamos lá vêr se hoje é mais fácil.

FORÇA PORTUGAL!!!!

Mais um momento cultural da CMS



Agora vão fazer pinturas nos túneis. Como diria o João Soares, será um momento simpático, agradável e cultural, proporcionado por um tal "Colman" que, qual Jean-Michel Basquiat, proporcionará um novo aspecto à nossa piscina do Quebedo, perante o olhar babado do Andy Warhol, perdão do Carlos Sousa. À custa dos nossos impostos, é claro!

29.6.04

Os três Macaquinhos da Esquerda



Pronto! Danou-se! Já andam por aí a dizer que isto só lá vai com eleições. Os três líderes da esquerda portuguesa vão reagindo, como podem, à notí­cia da nomeação de Durão Barroso para a presidencia da Comissão Europeia.


O Francisco Louçã nada vê para além do cenário de eleições legislativas antecipadas. Ouve, debita e enfada. O homem não é a favor de nada, a menos que isso seja contra alguém. E se fôr contra a direita, ainda melhor. É um caso patológico!


O Ferro Rodrigues nada diz. Ele sabe que tem de ser favorável à marcação de eleições antecipadas. Pelo meio, lá foi dizendo que o melhor candidato português a Presidente da Comissão Europeia era o António Vitorino (que nem entre os seus pares do Partido Socialista Europeu reuniu concenso). Inveja? Nem por isso! O que ele tem é medo. Medo que o Vitorino se lembre de vir tomar conta do PS. Medo de ir a votos contra o Santana. Medo de que as expectativas eleitorais dentro do partido sejam maiores do que aquilo que ele vale na realidade. Por isso vai ficando caladinho, enquanto os outros fazem barulho.


O Carlos Carvalhas é um caso de dupla personalidade. No fundo, no fundo, ele nem quer ouvir falar de eleições. Tem de as pedir, mas não as quer, não vá o PCP ter perdido mais algumas dezenas de milhar de eleitores desde as últimas eleições europeias.

A Corneta do Diabo


Em "Os Maias" havia um pasquim que dava pelo nome de Corneta do Diabo, onde um tal Palma Cavalão verborreiava por encomenda. Agora, em 2004, na vida real, a extrema-esquerda setubalense, qual Dâmaso Salcede, fez de um tal Júlio Queirós (que, em termos literários e intelectuais, nenhuma relação tem com o Eça) um Palma, que verborreia no blog Sadinos. Os seus posts, além de se referirem (not!) sempre à  cidade de Setúbal, ainda primam (not!, again!) pela sua idoneidade política. Por fim, encerrra sempre os seus posts dizendo que não quer dar espaço para que a direita trauliteira tenha voz, quando o único e verdadeiro trauliteiro é ele! Para um blog que se dizia plural, não está nada mal, não senhor...